4 métricas do marketing digital para ter sucesso nos negócios

Descubra como calcular os resultados das suas estratégias digitais. Conheça agora 4 métricas de marketing digital clicando aqui.

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Naiara Cavalcanti

A premissa é básica: digitalizar ou digitalizar. Mas o que muita gente ainda não entendeu é que não basta reproduzir o que os “marketeiros” estão fazendo, é preciso estratégia, implementação e análise.

Chega mais, que vamos mandar o melhor papo sobre métricas de marketing digital para você conseguir medir os resultados dos seus investimentos e alavancar a sua empresa.

O que são e para que servem as métricas de marketing digital?

Antes de começar, vamos voltar ao básico: as métricas de marketing digital são ferramentas de análise que ajudam a entender como está o retorno dos seus esforços digitais. Elas funcionam para analisar de tudo: receitas e vendas, campanhas de tráfego pago, marketing de conteúdo, e-mail marketing, marketing para redes sociais e muito mais.

Se tempo é dinheiro, são os resultados das suas estratégias que vão fazer você economizar e prosperar nos negócios.

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Medir os resultados dos seus esforços de marketing digital ajuda a aprimorar o seu posicionamento digital. (Fonte: Giphy/Reprodução)

4 principais métricas para medir os seus resultados de marketing digital

Para medir resultados, primeiro é preciso saber o que de fato se quer mensurar. Então, se você ainda não sabe bem para onde olhar, confira as quatro principais métricas de marketing digital que não podem faltar na sua estratégia.

  1. Retorno sobre investimento (ROI)

Melhor do que ter como investir em marketing, é ter como calcular se o seu investimento deu certo ou não.

Basta ter a calculadora e os seus dados à mão para calcular o retorno sobre investimento (ROI) e rapidinho ficar por dentro do retorno financeiro de alguma ação, campanha ou estratégia online

Essa métrica pode, inclusive, ajudar a área a justificar os custos para os diretores da empresa. Para fazer o cálculo, é simples:

ROI = (Receita obtida – Valor investido) / Valor investido

  1. Taxa de cliques (CTR)

Acompanhe os resultados das suas campanhas de tráfego pago com a taxa de cliques (CTR), com a qual é possível calcular a eficiência real de um anúncio. Ela é importante para aprimorar campanhas em andamento e, consequentemente, melhorar o seu ROI. Basta seguir a fórmula:

CTR = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões do anúncio)

Multiplique por 100 e encontre a porcentagem do seu CTR. Um valor padrão aceitável é muito relativo, por isso o ideal é você acompanhar mês a mês a evolução dessa métrica para mensurar a evolução.

  1. Custos por clique (CPC) e por lead (CPL)


Em campanhas pagas, você investe um valor para gerar ações específicas, como cliques em determinada landing page. O custo por clique (CPC) analisa o valor de custo de cada ação (clique) realizada durante a campanha. Calcule com a fórmula:

CPC = Custo da campanha / Número de cliques obtidos

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Crie uma estratégia objetiva com a análise de métricas de marketing digital. (Fonte: Giphy/Reprodução)

De forma parecida, o custo por lead (CPL) também analisa o valor de custo, mas, nesse caso, de leads gerados a partir de uma campanha. Para calcular, use a fórmula:

CPL = Investimento total da campanha / Número de leads gerados

Mas fique ligado! Um CPL mais baixo é melhor do que mais alto. O inverso só é verdadeiro se você tem conversões de leads ou os tickets médios por cliente muito altos.

4. Taxa de conversão (CVR)

A conversão é um dos pilares do marketing digital e acontece quando alguém se inscreve na sua newsletter ou baixa um e-book do seu site, por exemplo. Mas, para saber para qual tipo de conversão você está olhando e qual cálculo vai realizar, é preciso alinhar os seus objetivos

Digamos que você criou uma landing page para distribuir um infográfico. De 1 mil visitantes, 150 deixaram um e-mail, portanto a taxa de conversão seria:

150 leads / 1.000 visitantes = 0,15 × 100 = 15%

De 1 mil visitantes, 15% se tornaram potenciais clientes para o seu negócio.

Fique de olho somente se a taxa está muito baixa, pois significa que é preciso dar aquela revisada na sua estratégia de marketing digital.

Está precisando de uma força para definir métricas e objetivos de marketing digital? Converse com a equipe Fast Marketing clicando aqui.

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